Searching...
segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Conheça Morro Branco, o paraíso cinematográfico do Ceará

Paisagem de novela. Literalmente. Com suas falésias vermelhas e recortadas formando labirintos naturais, as praias de Morro Branco, em Beberibe, no Ceará, já serviram de cenário para algumas produções televisivas. As novelas "Tropicaliente" e "Final Feliz", a minissérie "Sansão e Dalila", o filme "O Noviço Rebelde" e o programa "No Limite" estão na ponta da língua dos guias turísticos que se orgulham de falar da fama alcançada pelo paraíso cinematográfico.
Morro Branco tem uma beleza rara e impressionante, que fica ainda mais realçada nos dias ensolarados. A luz forte e duradoura das proximidades da Linha do Equador ressalta o contraste entre o verde do mar e o vermelho das falésias, de onde saem areias de diversas cores. Elas servem de material para artesãos produzirem os mais diversos objetos decorativos em garrafas.
Com tantas cores, o nome Morro Branco parece não fazer sentido, a princípio. Mas uma duna branca e alta, de onde se tem uma das mais bonitas vistas do pôr-do-sol na praia justifica o batismo.
Em Morro Branco, a principal atração, o Labirinto das Falésias, é acessível a pé. A entrada, a partir do centrinho da vila, é sinalizada. A caminhada por entre os paredões coloridos é curta e pode ser feita sem guia, mas vale a pena contratar um monitor local para ouvir algumas histórias da região e vê-lo formar a aquarela de cores com as areias coletadas de onde não se imagina. A saída do labirinto é no mar, nas barracas que vendem souvenires.
Na Praia das Fontes, vizinha de Morro Branco, mina água das falésias formando, em alguns pontos, pequenas grutas. A maior delas, a Gruta da Mãe D’água, aliás, foi apelidada de Gruta da Açucena, em referência à personagem interpretada pela atriz Carolina Dieckman na novela "Tropicaliente". O local foi cenário para cenas de amor entre Açucena e Vitor (Selton Mello).
Para ter uma visão geral de todas essas belezas com uma pitada de aventura, o passeio de buggy é uma boa pedida. Além de passar pela Praia das Fontes, os bugueiros levam os turistas para dunas de areia móveis, lagoas de água doce, até a Lagoa do Uruaú, um verdadeiro oásis onde turistas param para relaxar e beber uma água de coco diante da paisagem em meio às dunas.
Renata Gama
Do UOL, no Ceará