Searching...
terça-feira, fevereiro 25, 2014

Doenças genéticas serão tema na I Jornada Cearense de Pediatria

Especialistas de todo o país discutirão durante três dias temas referentes ao diagnóstico e tratamento de doenças infantis.

Doenças genéticas e alergias alimentares são alguns dos assuntos que serão abordados, a partir desta quinta-feira (24/06), durante a realização da I Jornada Cearense de Pediatria e VII Encontro de Residentes de Pediatria do Ceará, promovido pela Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP), com apoio da Nestlé. Especialistas cearenses e profissionais de renome da pediatria nacional estarão em Fortaleza, durante três dias, abordando temas como tuberculose na infância, vírus respiratórios, doenças neurológicas na criança, Teste do Pezinho e obesidade infantil, dentre outros. Nomes como os da Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni (SP), Dr. Luiz Eduardo Vaz de Miranda (RJ), Dr. Juan Llerena (RJ), Dra. Cristina Miuki Abe Jacob (SP) e Dr. Jayme Murahovski (SP).

A presidente da SOCEP, Regina Lúcia Portela Diniz, destaca como um dos pontos mais importantes do encontro a discussão em torno de doenças genéticas e a luta dos pediatras de todo o Brasil para a ampliação, na rede pública,.dos exames que detectam este tipo de patologia. “O Teste do Pezinho, hoje, é bancado pela rede pública, mas este exame é apenas uma pequena triagem neonatal. Esse debate precisa ser ampliado assim como os exames que são de direito da criança e do adolescente. Se ampliados, os exames podem abranger mais de 20 doenças, aproximadamente”, diz.
O Dr. Juan Llerena, que ficará responsável pelos temas Teste do Pezinho e Doença de Pompe, é um dos maiores geneticistas do Brasil. Médico com especialização em genética em Londres, mestrado e doutorado na UFRJ, o Dr. Llerena trabalha em uma especialidade médica que trata de indivíduos e famílias com doenças genéticas, dentre elas a Osteogenesis Imperfecta (Ossos de Vidro).
Outros temas importantes, a serem debatidos durante a Jornada de Pediatria, são as alergias, sendo a mais destacada aquela ligada à intolerância ao leite de vaca. “Este tipo de alergia é uma das doenças que vemos com maior prevalência nos consultórios pediátricos. Ela atinge, em sua maioria, crianças com menos de um ano de vida”, afirma a Dra. Regina Portela, lembrando que, por ser uma alergia, ela precisa ser identificada rapidamente a fim de que a alimentação da criança seja corrigida e, com isso, se evite outros prejuízos. “A criança com essa alergia alimentar apresenta vômitos, dor abdominal, diarréia, problemas de pele e dificuldade de ganhar peso, o que interferiria no seu desenvolvimento normal”, complementa a presidente da SOCEP.
E no dia 25, às 11 horas, os participantes da Jornada Cearense de Pediatria terão a oportunidade de, também, acompanhar o jogo Brasil X Portugal. Um telão será instalado num dos auditórios do Seara Praia Hotel, local do evento, com direito a coffee-break e sorteio de brindes.
Serviço
Evento: I Jornada Cearense de Pediatria e VII Encontro de Residentes de Pediatria do Ceará.
Dias: 24 a 26/06/2010
Horários: 09h às 18h

Local: Seara Praia Hotel - Avenida Beira Mar, Nº 3080 – Meireles

Contato: Dra. Regina Portela (presidente da Sociedade Cearense de Pediatria) 85/3261-5849 (SOCEP)
Informações: AVOL