Searching...
domingo, fevereiro 16, 2014

Estudante de MS premiado nos EUA busca apoio para participar de feira na Escócia

Gabriel Tiago Galdino é autor de pesquisa sobre sal que mata larvas do mosquito da dengue.

Depois de ser premiados em duas feiras de Ciências no Brasil e nos Estados Unidos, no ano passado, com sua pesquisa “Síntese de sais surfactantes a partir do líquido da castanha de caju utilizados no combate à dengue”, o estudante sul-mato-grossense Gabriel Tiago Galdino, 17 anos, vai representar o Brasil no Edinburgh Internacional Science Festival (EISF), a ser realizado em abril, na Escócia. 
Com sua formação básica no ensino público, concluído na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, em Campo Grande -, Gabriel foi selecionado para integrar a delegação brasileira pelo Programa de Incentivo à Inovação e à Ciência Jovens Inovadores da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC). Durante o evento, ele apresentará seu trabalho na feira de projetos inovadores, que terá mais de três mil visitantes em um único dia. 
Gabriel viajará acompanhado da estudante também selecionada Gabriela Sabine Lamberti Escobar, 16 anos, do segundo ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de MS (UFMS), hoje responsável pelos testes biológicos do experimento. Esta fase da pesquisa visa a produção e comercialização do novo tipo de sal que, em contato com a água, extermina as larvas que originam o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Apoio financeiro
Gabriel e Gabriela – ela também concluiu o ensino médio na escola pública estadual Severino de Queiróz, na Capital – buscam agora apoio financeiro para cobrir as despesas da viagem até a cidade escocesa de Edinburgh, onde ocorrerá a feira internacional, considerada o maior evento europeu de empreendedorismo inovador em ciências e tecnologia. A feira será realizada de 15 a 21 de abril e o Brasil é o único país não europeu convidado.

Os dois estudantes integraram e foram avaliados pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), da secretaria estadual de Educação, indicados pelas suas respectivas escolas por se destacarem nas áreas acadêmicas em geral. Durante o curso médio, foram premiados com notebook e tablets como melhores alunos pelo programa Escola para o Sucesso lançados pelo governador André Puccinelli.

Telefones e email para contatos:
Gabriel – 9235.6124/3354.6187 – gt0375@gmail.com
Gabriela – 9239.2683/9847.9997 – lamberti.gabriela@gmail.com
 
Com informações do Correio do Estado