Searching...
sábado, fevereiro 15, 2014

Unilab lança primeiro edital do mestrado acadêmico

A Unilab lança nesta sexta-feira (14) o edital 007 / 2014 referente a abertura do processo seletivo para o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), para o ano de 2014. Ao todo serão disponibilizadas 15 vagas, sendo 40% destas reservadas para a Cota Ação Afirmativa, destinada a candidatos brasileiros autodeclarados negros ou indígenas.
As inscrições serão realizadas entre os dias 06 a 28 de março, na Secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, entre 08h e 11h30 e 14h e 16h30. Serão aceitas inscrições pelo serviço postal, desde que a documentação tenha sido postada até o dia 28 de março e recebida até o dia 07 de abril de 2014.
Também serão aceitas inscrições por via eletrônica. Para tanto, todos os documentos solicitados para inscrição deverão ser digitalizados no formato PDF e encaminhados para o endereço eletrônico do curso: masts@unilab.edu.br. O candidato deve solicitar a confirmação de recebimento do e-mail contendo os documentos para pedido de inscrição, no corpo do e-mail enviado.
Os documentos exigidos são:
- Solicitação de inscrição (documento no anexo do Edital)
- Formulário de inscrição integralmente preenchido (documento no anexo do Edital)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação, da Declaração de Conclusão de Curso de Graduação ou da Declaração de Aluno Concluinte;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar;
- Cópia autenticada do documento de identidade e do CPF (no caso de candidato estrangeiro, será a aceita a cópia do Passaporte);
- Projeto de dissertação, indicando a linha de pesquisa;
- Curriculum Vitae (documento no anexo do Edital) em duas vias [uma delas comprovada];
- Termo de compromisso de Dedicação de Tempo ao Curso, conforme modelo em anexo.
O processo seletivo consiste em cinco etapas, são elas: a) Prova Escrita; b) Análise do Projeto de Pesquisa; c) Defesa do Projeto; d) Prova de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol), já os candidatos estrangeiros deverão apresentar prova de Proficiência em Língua Portuguesa ou submeter-se a exame próprio para este fim; e) Análise do Curriculum Vitae.
O cronograma detalhado está disponível no edital. As provas escrita e de Proficiência em Língua Estrangeira ocorrerão nos mesmos dias e horários no Campus da Liberdade da Unilab em Redenção (Brasil), em Luanda (Angola), na Ilha de Santiago (Cabo Verde), em Bissau (Guiné-Bissau), em Maputo (Moçambique) e em São Tomé (São Tomé e Príncipe). A divulgação do resultado final será no dia 02 de julho de 2014.
Este edital foi assinado na tarde desta sexta-feira (14) pela reitora Nilma Lino Gomes. O Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis oferece formação interdisciplinar visando promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio da reflexão e da produção de conhecimento acerca da elaboração, divulgação e consumo de tecnologias sustentáveis. Ele está dividido em duas Linhas de Pesquisa:
1) Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável: voltada para a análise, compreensão e difusão de tecnologias balizadas pelo enfoque do desenvolvimento sustentado, sustentável e includente e que, sobretudo, possam ser apropriadas pelas populações interessadas.
2) Sociobiodiversidade e Sustentabilidade: voltada para a análise e compreensão das conformações sociohistóricas relacionadas às temáticas da sustentabilidade e às diversas formas de apropriação e uso dos recursos naturais.
Edital 007 / 2014 - Download (PDF, 183KB)
As inscrições pelo serviço postal deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Campus da Liberdade
Avenida da Abolição, nº 3, Centro, CEP 62.790-000 – Redenção – CE – Brasil
Tel.: +55 (85) 3332-1414.
Mais informações no LINK .
Com informações da UNILAB