O Governo do Estado promoveu no auditório do Hotel Laguna Blu, na
Prainha, em Aquiraz, através da Coordenadoria de Juventude, o Encontro
Regional de Conselhos da Juventude.
De acordo com Ítalo Bethoven, Assessor do Coordenador de Políticas de Juventude do Estado, Ismênio Bezerra, o objetivo é possibilitar que os municípios tenham uma um programa de qualificação e capacitação sobre a importância de criar o conselho municipal da juventude e informar que passos são necessários para isso.
Sobre a criação do Conselho da Juventude, ele disse: “É importantíssimo a criação do conselho, primeiro porque é necessário para todo e qualquer município, que quer crescer, se desenvolver, depois porque amplia a margem de captação de recursos, pois para várias linhas de aporte financeiro dentro da política da juventude, que vem para o município, tem como requisito, a existência do referido conselho”.
O Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz lembrou, “Aquiraz tem 22 mil jovens entre 15 e 29 anos e o prefeito Antônio Guimarães tem recomendado que seja dado as oportunidades e qualificação, através das políticas direcionadas a partir da criação do Estatuto da Juventude para que os habitantes do Município nessa faixa etária também sintam que têm valor, têm dignidade e que podem e devem participar do desenvolvimento econômico e social de Aquiraz”.

Estiveram presentes ao evento representantes dos municípios de Aquiraz, Aratuba, Aracati, Cascavel, Choró, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Pacajus, Russas, além dos representantes dos municípios da Região Metropolitana, o Secretário de Ajunto do Planejamento, Rodrigo Mesquita, o Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz, e o facilitador e palestrante do evento o representante do Conselho Nacional da Juventude, (CONJUV), Davi Barros.
Sobre o Conjuve
O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
O Conjuve é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil, contando, ao todo, com 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que possuem programas voltados para os jovens; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; além das associações de prefeitos. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), o que contribuirá para que a política juvenil se transforme, de fato, no Brasil, em uma política de Estado.
Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil.
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
Reportagem Regis Oliveira - Fotos Joselito Araújo