Searching...
sábado, março 08, 2014

Muito sabor, poucas calorias

A apresentadora Ana Maria Braga lança novo livro, "Light com Sabor", no qual ensina o passo a passo de pratos fáceis e de baixas calorias.
Da televisão para as páginas de um novo livro, a apresentadora Ana Maria Braga, do programa matutino da Globo Mais Você, lança “Light com Sabor”. Com seções como acompanhamentos, pratos principais, lanches, sobremesas e dieta da sopa da Ana, a publicação ilustra com fotos os passo a passo de receitas simples, de fácil preparo e que podem ser inseridas em cardápios de pessoas que querem se reconciliar com a balança, mas sem perder o prazer em se alimentar.
Cebolas recheadas, feijoada de baixa caloria, tilápia ao limão, panquecas sem farinha, maionese caseira light, ovos nevados e flan de chocolate são algumas das delícias que têm seus detalhes e segredinhos de preparo revelados no livro. No último capítulo - “Dieta da Sopa da Ana” – o leitor tem à disposição uma sugestão de uma semana de cardápio light.
A apresentadora explica que as receitas do livro não prezam apenas pela redução de calorias e vão além. “A proposta deste livro é dar opções para você fazer receitas saborosas e também saudáveis. Refeições light não significam apenas ingerir baixas calorias, mas sim reduzir nos pratos o sal, o açúcar, os produtos industrializados, a gordura e, claro, as calorias”, conta.
Ana Maria ainda completa que, em uma dieta, também se pode comer de tudo, mas com parcimônia. “Comer light é sair de um almoço satisfeito, sem ficar com aquele desânimo após as refeições, significando que a comida foi pesada, que você precisa dar ao seu organismo tempo para digeri-las. Comer light é comer de tudo... um pouco!”, diz. Um diferencial da publicação é que cada receita traz quantidade calórica. Os cálculos tiveram como base de referência a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

Receitas
 

Arroz doce light
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz lavado 
5 xícaras (chá) de água
6 cravos da índia 
1 pau de canela grande
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 casquinha de limão
½ vidro de leite de coco light 
1 xícara (chá) de leite desnatado em pó
Adoçante culinário a gosto 
Canela em pó para polvilhar
Passo a passo
1. Leve o arroz ao fogo na panela de pressão com a água, os cravos e a canela. Tampe a panela e conte 10 minutos de pressão (só conte o tempo depois de a panela começar a chiar).

2. Enquanto cozinha, coloque no liquidificador o adoçante, o leite, a casquinha de limão, o leite de coco lighte o leite em pó, e bata por 3 minutos.
3. Depois que o arroz cozinhar por 10 minutos, tire a pressão da panela, abra-a, adicione o creme batido no liquidificador e deixe ferver por mais 5 minutos, em fogo baixo e com a panela destampada.
4. Não deixe o arroz secar demais, ele tem que ficar bem úmido. Despeje o arroz-doce num refratário, polvilhe a canela em pó e deixe esfriar na geladeira por 30 minutos.
Carne de rolo
Ingredientes
500g de patinho limpo, sem gordura e em peça 
3 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de azeite 
200g de mortadela light fatiada bem fino
Folhas de sálvia a gosto
Pimenta-calabresa a gosto
Azeite e sal a gosto

Passo a passo
1. Limpe bem o patinho, retirando toda a gordura, e corte-o em bifes finos. Coloque cada bife entre dois sacos plásticos e, com o auxílio de um rolo, abra-o bem fino em um bife grande. Faça isso com todos os bifes.
2. Numa tigela, misture o alho, a sálvia, o sal e a pimenta-calabresa.
3. Junte 1 colher (sopa) de azeite até formar uma pasta.
4. Com um pincel, passe essa pasta em cada lado dos bifes abertos.
5. Depois coloque 2 fatias de mortadela sobre cada bife
6. Enrole o bife, formando um minirolinho.
7. Numa frigideira com azeite aquecido a gosto, coloque os rolinhos de patinho e doure de todos os lados.
8. Depois de dourados, corte-os em minimedalhões e volte para a frigideira para dourar onde foi cortado. Sirva com legumes ou como aperitivo.