Searching...
quinta-feira, abril 17, 2014

1ª Conferência Regional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadores das Regiões de Maracanaú e Baturité

Aconteceu na última terça-feira, 16, a 1ª Conferência Regional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadores das Regiões de Maracanaú e Baturité.  Esta ação é uma preparatória para a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja a temática central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”, que ocorrerá em Fortaleza, no mês de junho. O objetivo é elaborar propostas para cada município, macrorregião, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Isso considerando os processos produtivos nos municípios e a situação de saúde dos trabalhadores formais e informais, rurais ou urbanos.

A conferência regional reuniu representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da saúde. Foram eleitos 24 representantes para levar as propostas para 4ª Conferência Estadual. 

Segundo a Dra Fátima, Coordenadora da 4ª CRES, a conferencia regional foi bastante proveitosa. O eixo de discussão principal das etapas regionais e estadual é a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. Durante as conferências os participantes devem debater também os quatro eixos que norteiam a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.

Integram os eixos norteadores os seguintes temas: O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; A efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo; e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

Do município de Aratuba participaram: Williame Santos, Izidio dos Santos, Sâmia Nunes, Joselia Alexandre e Ícaro Borges.