O evento atrai turistas da região e diversas cidades do estado.
![]() |
Foto: Adriana Texeira |
Por ser um animal muito resistente, o jegue – como o jumento é carinhosamente chamado – foi muito usado no Nordeste para transporte de cargas por longas distâncias. Ganhou até homenagem do sanfoneiro Luiz Gonzaga, a "Apologia ao jumento", em que é ressaltada a sua importância para o desenvolvimento da região.
Em Itapiúna, Maciço de Baturité no Ceará, esse parente do cavalo também recebe o devido tributo: a Corrida do Jumento, que já está na 10ª edição e foi realizada em clima de muita festa reunindo uma multidão de curiosos e amantes desta prática esportiva.
Antes da corrida propriamente dita, os jegues "reinaram", chamando a atenção da plateia. A corrida, realizada no último sábado (19), atraiu vários competidores. O evento foi realizado pela Associação dos Filhos e Amigos de Itapiúna (AFAI) e já faz parte do calendário cultural local.
Além de ser um marco diferencial da cidade de Itapiúna, o evento a cada edição vem atraindo um maior número de turistas da região e de várias cidades do estado.
Redação Portal do Maciço