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segunda-feira, abril 14, 2014

FANTÁSTICO: EDUCAÇÃO DE SOBRAL É DESTAQUE EM REDE NACIONAL

O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu neste domingo (13) a experiência do município de Sobral, na Região Norte, na área da educação. O que foi exibido com relação àquele município, é hoje realidade em todo o Ceará. Desde 2007, quando o Governo do Estado implantou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), a realidade de milhares de crianças mudou e serviu como modelo para o Governo Federal criar o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)


O PAIC teve sua origem a partir dos resultados do Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na Assembleia Legislativa e foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. Desde então, os municípios passaram a contar com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. A meta é alfabetizar todas as crianças de 6 a 7 anos de idade. O programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.

Desempenho dos Alunos

Alunos Alfabetizados ao Final do 2º ano do Ensino Fundamental
2007 – 39,8%
2012 – 76,7%

Redução do percentual de alunos não alfabetizados ao Final do 2º ano do Ensino Fundamental
2007 – 47,5%
2012 – 8,7%

Alunos com Desempenho Adequado ao Final do 5º ano do EnsinoFundamental

Língua Portuguesa
2008 – 6,9%
2012 – 29%

Matemática


2008 – 3,6%
2012 – 20,2%

Número de Municípios no Padrão Desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
2007 – 14
2012 – 149

Número de Municípios no Padrão Adequado em Língua Portuguesa e em Matemática ao final do 5º ano do Ensino Fundamental.
2008 – 0
2012 – 13

OUTRAS AÇÕES



ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


Em 2008, o Governo do Estado do Ceará iniciou a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). O programa começou com 25 escolas. No ano seguinte, foram mais 26 unidades e atualmente estão funcionando 100 EEEPs, com aproximadamente 43 mil alunos matriculados, em 74 municípios. Em Fortaleza, são 19 escolas profissionais. Até o final da atual gestão, em 2014, o Ceará vai ter um total de 140 escolas.


Nessas unidades, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Os cursos, atualmente, um total de 51, são definidos a partir da vocação econômica da região, onde a unidade será implantada. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse momento, que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais, desenvolvidas durante a formação.

Currículo na Educação Profissional
O currículo na Escola de Educação Profissional conta com as disciplinas da base comum, ou seja, previstas na grade curricular do ensino médio, as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos desenvolvidos nas escolas, além de uma parte diversificada com conteúdos voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social com foco no projeto de vida de cada aluno; bem como, Mundo do trabalho abordando todo o Contexto das Relações do Trabalho (metodologia do Instituto Aliança, adaptado especificamente para a EEEP); conteúdos de Empreendedorismo (parceria com o SEBRAE - 80hs/a), metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo; Projetos, entre outros. 2007 – Nenhuma Escola Profissional na rede estadual.

2008
25 escolas

2009
26 escolas

2010
08 escolas

2011
18 escolas

2012
15 escolas

2013
08 escolas

CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS: 51

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS: 77

ALUNOS INSERIDOS NO MERCADO E UNIVERSIDADE: 52,3%

EMPRESAS/PARCERIAS NOS ESTÁGIOS: mais de 1.400

TÉCNICOS FORMADOS: 15 mil

ALUNOS ESTAGIANDO NO MOMENTO: mais de 9 mil = Governo paga bolsa do aluno que está no último semestre cursando estagio curricular obrigatório.

PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ

Com o objetivo de reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quinta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).

Premiação para escolas do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. A rede municipal precisa ter pelo menos 70% de alunos no nível alfabetização desejável. É feito o estabelecimento de parcerias entre as escolas premiadas e apoiadas por dois anos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Seduc - Ceará 
Foto: EXAME.COM