Bosco Cigano já havia sido afastado em fevereiro deste ano, após protestos da população. Ele voltou ao cargo quatro dias depois, por decisão da Justiça.
![]() |
Bosco Cigano |
Vereadores de Baturité, a 100km de Fortaleza, aprovaram agora nesta segunda-feira, 12, novo afastamento do prefeito Bosco Cigano (Pros) do cargo. A suspensão do mandato do prefeito ocorreu em sessão turbulenta da Câmara Municipal, com presença de integrantes da União dos Vereadores do Ceará (UVC). Em meio aos embates, o presidente da Casa, Renaldo Braga, abandonou a sessão.
Segundo vereadores, afastamento ocorre pois o prefeito estaria “intervindo” em instalação de CPIque busca investigar irregularidades na Prefeitura– denunciadas em relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em março deste ano. Em meio a protestos da população, Bosco Cigano já havia sido afastado pela Câmara em fevereiro, mas retornou ao cargo quatro dias depois por decisão da Justiça.
Segundo a vice-prefeita do Município, Cristiane Braga (PT), vereadores já tentavam afastar novamente o prefeito desde março. Eles vinham sendo impedidos pelo presidente da Câmara, que derrubava as sessões sempre que se tentava votar o pedido. “Hoje, com a presença do presidente da UVC, Audic Mota, ele não derrubou. Aí sessão da sessão”, diz.
Já o presidente da Câmara nega agir no sentido de impedir o afastamento. Ele questiona, no entanto, a forma como os vereadores aprovaram a medida. "Foi feito de uma forma totalmente irregular. Eu tentei apenas agir dentro da legalidade, até para evitar que o prefeito seja reconduzido ao cargo logo depois", diz.
Com informações O POVO ONLINE