Searching...
quarta-feira, junho 18, 2014

Assembleia adota “esforço concentrado” para compensar feriados da Copa

A Assembleia Legislativa do Ceará vai realizar um esforço concentrado, nesta quarta-feira (18) e na sexta-feira (20), para votar matérias que tramitam na Casa. As comissões técnicas também se reúnem, pela manhã, para analisar as propostas encaminhadas pelos parlamentares e pelo governo estadual.
Durante o esforço concentrado, os deputados devem apreciar, na sessão ordinária, três matérias encaminhadas pelo Governo do Estado, que tratam da transferência de recursos para hospitais públicos realizarem cirurgias eletivas.
Calendário
O deputado Sérgio Aguiar (Pros), primeiro secretário da Mesa Diretora, já adiantou que, após a Copa do Mundo, um calendário especial será adotado para que seja votada e discutida a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). Com a nova possibilidade, os trabalhos terminarão no dia 17 de junho retornando dia 4 de agosto.
Natural
O deputado petista Dedé Teixeira, que este ano vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília, salientou que é de extrema “naturalidade” que os parlamentares aproveitem os dias jogos para irem ao interior trabalhar pelas eleições deste ano.
Esvaziadas
As sessões têm ocorrido com pouca participação dos parlamentares e, algumas vezes, o segundo expediente tem ocorrido somente com a participação daqueles que se inscrevem para fazer uso da palavra na tribuna da Casa. Isso implica dizer que os trabalhos dos deputados serão ainda mais reduzidos durante os jogos e o período pré-eleitoral.
Na semana passada, logo após a abertura da Copa, a maioria dos deputados emendou o “feriado” e não foi visto sequer pelos corredores do Legislativo. Alguns parlamentares, porém, justificam que estão em seus municípios de origem conversando com lideranças locais, uma vez que se aproxima a disputa eleitoral deste ano e a concorrência anda acirrada.
Folga
Prevendo este esvaziamento e o prejuízo nas discussões, a Mesa Diretora instituiu que nos dias de jogos da Copa do Mundo quando houver partida da seleção brasileira, mesmo que esta partida não aconteça em Fortaleza, não haverá funcionamento da Casa Legislativa. A decisão, tomada pelos membros da Mesa Diretora, na última semana, também garante que em dias de jogos de outras seleções no estádio Arena Castelão, o funcionamento da Casa será de apenas meio expediente.
Com informações do jornal O Estado