Searching...
quarta-feira, fevereiro 04, 2015

8 hábitos de pessoas criativas que você pode seguir ainda hoje

Alguns hábitos são essenciais para quem quer se tornar uma pessoa criativa. Sabendo disso, selecionamos oito comportamentos que os inovadores costumam apresentar e que podem ser copiados. Se você quer desenvolver essa habilidade e começar a propor novas ideias e soluções, leia esse post até o final e comece a arrasar ainda hoje!

1- Pessoas criativas trabalham no horário que é melhor para elas

Cada pessoa é diferente da outra. Algumas rendem mais logo que acordam, outras produzem melhor tarde da noite.  Pessoas que trabalham com criatividade costumam descobrir qual é o  seu horário de maior rendimento e usam esse tempo da melhor maneira possível. Que tal você prestar atenção hoje na sua produtividade a cada hora do dia? Pode ser que você perceba que está organizando a sua lista de tarefas da maneira errada e, consequentemente, subaproveitando a sua criatividade.

2- A pessoa criativa se arrisca

Como fazer algo criativo só imitando o que os outros fazem? Os grandes gênios da história (aqueles que fizeram coisas realmente notáveis) foram os que não se sujeitaram a apenas continuar fazendo o mesmo que os outros. Eles se arriscaram, sem medo de errar. Parece difícil de começo, mas vai que dá certo?!

3- Pessoas criativas prestam atenção nos exemplos

exmplo
Investigando as pessoas que estão ao seu redor você pode analisar o que funciona e o que dá errado. Para criar o hábito de prestar atenção no que te rodeia, tenha sempre um caderninho por perto. Nele, escreva o que você viu e as divagações que teve a partir das observações.

4- Motivação interna é a palavra da vez

Para você ser uma pessoa criativa, precisa confiar intrinsecamente em si. Siga o meu raciocínio: você tem uma ideia muito inovadora e antes de botar em prática, resolve mostrar para alguém. Se a sua motivação for externa (isto é, depender do elogio dos outros) e essa pessoa não gostar do que foi apresentado, pode ser que o projeto seja deixado de lado. Agora, se você for do tipo que confia no seu taco, vai fazer tudo na surdina e sem medo de errar. A sua ideia pode dar super certo e você ser reconhecido por isso.

5- Pessoas criativas são intuitivas e sabem conectar os pontos

conectar
Se tem uma coisa que diferencia uma pessoa altamente criativa das outras que não são é o fato de elas conseguirem enxergar possibilidade onde as outras não veem. O Steve Jobs tem um discurso famoso no qual ele fala sobre conectar os pontos. Segundo ele, “criatividade é apenas conectar as coisas. Algumas pessoas podem até se sentir culpadas se você perguntar como que elas fizeram determinada coisa. Isso porque elas não sabem, só viram que ali tinha algo. Parecia óbvio depois de um tempo. Isso porque elas foram capazes de conectar experiências que tiveram e sintetizar coisas novas”.

6- Pessoas criativas não têm preconceito

Quem trabalha com criatividade não pode torcer o nariz para nenhum tipo de música, texto ou cultura, mas sim usar como referência (nem que seja como exemplo do que não deve ser feito). Se você é do tipo que não assiste novela, ou que acha determinado ritmo musical um saco, não sabe o que está perdendo. Pode ser que justamente naqueeele episódio você encontre uma referência para criar algo novo.

7- A pessoa criativa não tem medo de perguntar

criativa
Curiosidade insaciável é uma característica de quem é criativo. Não tenha medo de descobrir e perguntar (nem que seja pro Google!). Quanto maior o seu conhecimento e bagagem, mais soluções para os problemas você vai conseguir propor.

8- Quem é criativo gosta de ficar sozinho

Não tenha medo de ficar só. Aproveite esses momentos para se desligar do Facebook e do Whatsapp , para sonhar acordado e deixar a mente divagar. Às vezes nesse momento de solidão você vai conseguir produzir o seu melhor trabalho.
Quero ficar cada vez mais criativa e por isso já estou exercitando os tópicos! E você, leitor, acrescentaria ou tiraria algo da lista?
Fonte: (1).