O treinamento obedece à metodologia orientada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Durante o mês de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social da cidade de Baturité realizou uma capacitação para técnicos municipais, todos eles entrevistadores do Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A capacitação teve como público-alvo técnicos municipais que realizam entrevistas de inclusão e atualização cadastral das famílias de baixa renda, visando conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, e trazem informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
A necessidade de se capacitar os entrevistadores é qualificar de forma equânime todos os técnicos da cidade de Baturité, padronizando os conceitos e as formas da coleta de dados.

Depois da capacitação o trabalho que os entrevistadores fazem com tanto afinco é fundamental porque eles vão ter o contato direto com as famílias. E o resultado é o sucesso dos programas como o Bolsa Família na cidade de Baturité. Essa capacitação foi fundamental para a qualidade nos registros de informações, que é o ponto inicial de toda a estratégia de superação da pobreza e de inclusão social.
A prefeita da cidade, Cristiane Braga, juntamente com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Danielle Tores, estão de parabéns pela iniciativa.