Searching...
terça-feira, abril 07, 2015

TCM leva programa “Capacidades” a gestores e servidores do Maciço de Baturité

Francisco Aguiar é o presidente do TCM.
Foto: Tiago Stille/OE
O programa “Capacidades”, do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM), estará nesta terça e quarta-feira na cidade de Guaramiranga, levando capacitação a gestores e servidores públicos, sociedade civil e estudantes.
A abertura do evento aconteceu na  manhã desta terça no auditório da Pousada Capuchinhos, localizada na Ladeira da Gruta
Municípios
Também farão parte do projeto, em Guaramiranga, os municípios de Baturité, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Canindé, Capistrano, Caridade, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paramoti e Redenção.
Objetivo
O Programa pretende levar aos participantes conhecimentos relativos a irregularidades frequentemente observadas em fiscalizações e prestações de contas que chegam ao TCM, visando melhor entendimento sobre áreas de relevância estratégica na gestão pública municipal, em sintonia com a transição de governo que acontecerá após as eleições de 2016.
Capacitação
A ação contará com capacitação presencial (prática e ilustrativa), seminários técnicos e cursos à distância. As inscrições nos cursos presenciais serão efetuadas no dia e local da abertura do evento.
Controle Social
O Programa inclui, ainda, a realização do projeto Educar Para o Controle Social, que busca, por meio de atividades lúdicas e interativas, despertar os estudantes para o acompanhamento dos recursos públicos municipais e estimular cada vez mais o controle social.
E mais
Com o “Capacidades”, que será operado pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), do TCM, serão promovidos 15 eventos em cidades-pólo, que concentrarão representações de municípios vizinhos, garantindo a qualificação dos administradores e profissionais das 184 municipalidades do Estado.
Com informações do TCM