Searching...
quarta-feira, junho 10, 2015

Camilo lamenta morte de Welington Landim: "deixa um legado para todos"

O governador Camilo Santana (PT) lamentou, através de sua página no Facebook, o falecimento do deputado estadual Welington Landim (Pros), anunciado neste segunda, 9. De acordo com o governador, o deputado foi "um grande guerreiro, dedicando toda a sua vida para fazer o bem às pessoas". O petista postou uma foto em que aparece discursando em um microfone enquanto é abraçado por Landim.

Camilo, que está em Brasília para reuniões com o Ministério da Saúde, desejou suas condolências a todas as pessoas próximas do ex-presidente da Assembleia Legislativa. Afirmou ainda que o deputado "deixa um grande legado para todos nós cearenses, que aprendemos a admirá-lo e querer bem". Landim será velado hoje, a partir das 15h, na Assembleia Legislativa. Amanhã, o corpo segue para sua terra natal, Brejo Santo, onde será enterrado.

TRAJETÓRIA

José Welington Landim era médico especializado em ultrassonografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua histórica na política começou a ganhar destaque após se tornar prefeito do município de Brejo Santo, na região do Cariri, de 1989 a 1992.

Dois anos depois, foi eleito pela primeira vez para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará. Reeleito em 1998, foi aclamado presidente do Legislativo por dois biênios.

Em 2002, Landim, antes aliado de 
Tasso Jereissati, rompeu com o padrinho político. Com o racha, partiu para a disputa do Governo do Estado do Ceará, obtendo pouco mais de 240 mil votos (7,36%). O resultado lhe rendeu o quarto lugar na briga pelo Executivo, deixando-o de fora do segundo turno, pleiteado por Lúcio Alcântara (então PSDB) e José Airton (PT).

Quatro anos depois, Welington Landim voltaria ao Legislativo estadual. Foi reeleito em 2010 e em outro de 2014, chegando ao quinto mandato como deputado. Durante sua carreira política, Landim foi filiado aos partidos PTR, PSDB, PSB e ao Pros de Cid Gomes.

Com informações O POVO ONLINE