Searching...
sexta-feira, novembro 13, 2015

Trabalho de Yara Lanne coloca o Ceará em destaque no XI Congresso Brasileiro de Estomaterapia

O Ceará se destacou no XI Congresso Brasileiro de Estomaterapia, realizado em Gramado-RS, entre os dias 1 a 4 de novembro. O trabalho intitulado “Construção e validação da cartilha educativa Pé Saudável é Pé Bem Cuidado”, de autoria da Enfermeira Estomaterapeuta Yara Lanne Santiago Galdino, recebeu o Prêmio Nei Semedo, concedido à pesquisa que obteve maior pontuação entre os trabalhos escritos nessa modalidade.  Yara Santiago é mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, enfermeira da Estratégia Saúde da Família do Município de Fortaleza(SMS) e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA).

A pesquisa foi realizada sob orientação da professora Thereza Maria Magalhães Moreira (UECE), e teve como coautoras as professoras Maria Vilani Cavalcante Guedes (UECE),  Francisca Alexandra Araújo Silva (Estácio FIC) e Luciana Catunda Gomes Menezes (UECE). O trabalho consiste na criação e validação de uma cartilha educativa que aborda os principais cuidados necessários para prevenir o surgimento de feridas e infecções nos pés de pessoas com diabetes mellitus. Estas úlceras, também conhecidas como Pé Diabético, estão entre as mais graves complicações da doença, e, além de impactar negativamente na qualidade de vida do paciente, constituem um  grave problema de saúde pública.


A cartilha educativa intitulada “Pé Saudável é Pé Bem Cuidado”, explana de forma bastante ilustrada e com linguagem simples, os cuidados cientificamente comprovados para prevenir  surgimento de lesões  nos pés de pessoas com diabetes. “Houve a preocupação de se utilizar uma linguagem simples, do cotidiano da maioria dos pacientes e gravuras que explanam com maior proximidade possível a mensagem trazida no texto. A ideia é que esse material educativo possa ser útil até mesmo para pessoas com pouca ou nenhuma literácia. Ou seja, mesmo aquele paciente com baixo ou nenhum nível de leitura, ao olhar a ilustração da cartilha, compreenda o que está sendo explanado no texto”, explica Yara.

Para isso a autora contou com o auxilio do design gráfico Thomaz Fernandes, que ficou responsável pela parte de ilustração e diagramação do material.

Uma das etapas de validação científica do material, foi realizada no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH – SESA), serviço de referência no estado do Ceará em tratamento de diabetes e hipertensão. Portanto a autora espera que a utilização da cartilha educativa “Pé Saudável é Pé Bem Cuidado” por parte dos usuários deste, e de outros serviços, possa promover o conhecimento acerca dos cuidados necessários para prevenir o surgimento de lesões nos pés de pessoas com diabetes e impactar na adesão dessa clientela em relação ao autocuidado com os mesmos.
Fonte: Ascom/CE com dados de Yara Lanne