Searching...
segunda-feira, março 07, 2016

Aracoiaba vive conformidade com temática da Campanha da Fraternidade 2016

Banner Campanha da Fraternidade 2016
Foto Internet
Sob o tema Casa comum, nossa responsabilidade”, a campanha tem como principal objetivo alertar para a questão do saneamento básico.
Em conformidade com a temática da Campanha da Fraternidade 2016, o município de Aracoiaba, situado Maciço de Baturité a 79 km de Fortaleza, vem realizando uma obra de grande valia para sua população, a construção doSaneamento Básico de toda cidade.

O saneamento básico significa, acima de tudo, bem estar, qualidade de vida. É um dos indicadores que eleva o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de qualquer cidade, pelo que ela oportuniza aos seus habitantes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que, a cada dólar investido no saneamento básico, se economiza quatro dólares na saúde.

Obras do Saneamento Básico de Aracoiaba
Arquivo - Site Prefeitura de Aracoiaba
O Papa Francisco chama a nossa atenção para o fato de que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é direito de todos os seres humanos e fundamental para acabar com a pobreza e a fome, reduzir os altos índices de mortalidade infantil, erradicar doenças relacionadas à má qualidade da água e condições precárias de higiene, além de promover a sustentabilidade.
O lema da campanha – Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca  é bastante oportuno, uma vez que também nos lembra da intensa crise hídrica que estamos vivendo e dos esforços necessários para mudarmos esse quadro, no amor ou na dor.
“Eu costumo repetir o que dizem os maiores estudiosos da política brasileira dizem que, somente os governantes comprometidos com a qualidade de vida de seu povo, investem em obras enterradas, como o saneamento básico. E assim tem feito o prefeito Antônio Cláudio”, afirma o secretário Nazareno Bezerra.
Obras do Saneamento Básico de Aracoiaba
Arquivo - Site Prefeitura de Aracoiaba
A SEINFRA esclarece à população que, a reconstrução de calçadas e asfalto nos bairros onde estão sendo executadas as obras de esgoto, é feita tão logo é encerrado o trabalho de implantação da rede coletora e ligação predial da mesma, por equipes da própria empresa responsável pelos serviços.

Essa é a hora de pensarmos na contribuição que queremos deixar no mundo e na comunidade em que vivemos, por exemplo:
  • Você se preocupa em descartar corretamente o lixo que produz? Separando o lixo orgânico do reciclável ou evitando jogar lixo nas ruas?
  • Atenta-se a não deixar a água caindo sem necessidade no chuveiro ou na pia?
  • Costuma apagar as luzes quando sai de algum cômodo?
  • O que você faz com o óleo de cozinha que não pode ser reutilizado, com as garrafas PET e latinhas de alumínio que consome?
  • Costuma doar o que não usa mais a quem precisa?
  • Acha que desperdiça alimento?
  • Já se interessou em saber se o esgoto coletado da sua casa é tratado? E de que forma?
  • Denuncia ao ver desperdício de água na sua rua?
  • Leva um saco plástico para recolher o seu lixo na praia?

Se você acha que tem algum hábito que poderia mudar, que tal aproveitar esse momento para enfim colocar essa atitude em prática?  Mudar o cenário só depende da união de todos. Que o trabalho continue!