Searching...
quinta-feira, dezembro 22, 2016

Dentista de celebridades revela segredos de sorrisos perfeitos

Conheça os procedimentos mais procurados pelos famosos no momento.

Doutor Roberto Viotto colocou lentes de contato em Dado Dolabella 
Tem quem diga: o sorriso é a janela da alma! E, para inúmeras pessoas, inclusive personalidades, claro, o ditado é cada vez mais válido. Afinal,  estar com a saúde dos dentes e da boca em dia é vital para o organismo. E, segundo artistas como Dado Dolabella, Alexandre Frota, Juju Salimeni, Fernanda Lacerda (a Mendigata) e Natália Guimarães, por exemplo, ela é uma grande aliada do sucesso! 

Esses e outros ídolos são pacientes do doutor Roberto Viotto. O dentista, especialista em estética bucal, conta sobre os procedimentos mais modernos do momento. Segundo o proprietário da Clínica Viotto, de São Paulo, a lente de contato dental é um dos procedimentos mais indicados e utilizados em consultório. Ela muda a cor e a forma dos dentes e virou febre entre as celebridades.  

Dê mais detalhes pra gente sobre a lente? 

Dr. Roberto Viotto – A lente de porcelana deixa os dentes mais brancos e do mesmo tamanho (nivelados), objetivo da maioria dos pacientes. E a durabilidade do trabalho pode chegar a  20 anos, de acordo com a literatura. Normalmente, ele é feito nos dentes da frente.  E 50% das pessoas preferem submeter-se à técnica apenas só na parte superior. Mas há quem opte por fazer também na inferior, logicamente. A porcelana é o material que mais se assemelha ao dente humano em termos de cor, textura... É o procedimento do momento.

Como ele é realizado?
Ele consiste, inicialmente, em planejamento. Primeiro o profissional fotografa a dentição do paciente e projeta como ela deverá ficar após o tratamento. Se ele concordar, então, iniciamos o processo. 

Quanto tempo demora?
Atualmente, mais ou menos dez dias. Em uma sessão a gente faz o molde e após dez dias procedemos à instalação das lentes – uma a uma, como se fossem “capinhas” –, o que leva de duas a três horas. 

Existe alguma contraindicação?
A técnica não é recomendada para pessoas que têm bruxismo (ranger de dentes, sobretudo durante o sono), mordidas cruzadas e de outros tipos, e hábitos parafuncionais (como mastigar objetos).


A manutenção é simples ou requer muito cuidado?
No primeiro ano é recomendada uma visita a cada quatro meses ao dentista para verificar se não houve trinca ou infiltração. Depois do segundo ano, a visita é a cada seis meses, como rotina. A manutenção é a higienização bucal e a visita periódica ao dentista.

Especialmente os famosos procuram fazer o procedimento por vaidade? 
Com o tempo é comum que os dentes vão amarelando, rachando, trincando... E eles procuram por questão de estética, para deixar os dentes uniformes, do mesmo tamanho, com uma coloração mais adequada. O dente uniforme, numa cor mais clara, rejuvenesce, dá mais autoestima quanto ao sorriso. Há artistas que estão começando a carreira, como cantores e jogadores de futebol, por exemplo, e têm vergonha até de dar entrevistas. E passar por essa transformação garante maior segurança. 

E o clareamento, queridinho de personalidades, mas que às vezes acaba dando errado por causa do branco exagerado...  
O clareamento é recomendado a cada oito meses, mas sempre com o acompanhamento do dentista! Existe a técnica a laser, no consultório, e aquela que o paciente faz em casa. O problema é: se essa segunda for feita de maneira errada, se a pessoa não der esse espaço de tempo, poderá, inclusive, adquirir sensibilidade nos dentes e coloração imprópria.

Qual a sensação de ver a felicidade das pessoas a partir do sorriso transformado? 

Ah, isso não tem preço, é muito gratificante. A mudança acaba virando um botãozinho de start para cuidar do resto do corpo, ficar ainda mais bonita e bonito... Mutos falam: “Bom, agora vou cuidar da minha barriguinha, fazer dieta, arrumar o cabelo (risos)”. Isso muda até o convívio social da pessoa, com certeza!