Três projetos de
estudantes cearenses foram peneirados entre outros 199 inventos e estão entre
os 15 finalistas da etapa nacional da 15ª Imagine Cup, competição organizada
pela Microsoft que elege as melhores invenções de estudantes valendo-se da
computação em nuvem. A final da Copa do Mundo da Tecnologia ocorre entre os
dias 15 e 18 de maio em Fortaleza.
Os cearenses apostam no
auxílio a pessoas com deficiência visual, monitoramento do consumo de energia
elétrica e ensino online gratuito de programação competitiva. Eles vêm da
Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Colégio
Farias Brito, respectivamente.
A invenção dos estudantes
da UFC consiste em um aparelho, acoplado a um óculos ou a um boné, capaz de
enviar informações de um dado trajeto a uma pulseira vibratória. A cada
vibração, o usuário percebe estar diante de um obstáculo.
O projeto é capitaneado
pelo estudante Samuel Lima, do curso de Engenharia Elétrica, mas que começou a
desenvolver o aparelho ainda no Ensino Médio — quando uma bengala ainda era a
principal ferramenta. Na faculdade, aderiram ao invento Múrcio Filho, da
Engenharia de Computação, e Felipe Feitosa Soares, recém graduado em Engenharia
Elétrica. Com os vários testes, incluindo experimentações de voluntários e
competições, o projeto chegou ao formato atual.
Atualmente, o aparelho
ainda oferece serviço de GPS, que, via bluetooth, se conecta a um smartphone,
permitindo traçar rotas para o usuário. Também conta com um “Botão do pânico”,
que, acionado, indica a localização do usuário a números pré-estabelecidos.
Os testes, porém,
continuam. Depois de provações no Instituto dos Cegos, portadores de
deficiência visual da própria UFC utilizam o aparelho. Samuel conta buscar
clínicas que atendem pessoas com visibilidade reduzida para parcerias que
proporcionem novos testes.
Já o controle de energia
elétrica proposto pelos estudantes da Unifor funciona por meio de um
dispositivo conectado à entrada da rede elétrica. Todo o consumo passa, assim,
a ser controlado pelo Monitor Autônomo de Consumo Inteligente, o M.O.A.CI.
Com isso, avisos são
enviados ao usuário através de aplicativos de smartphones, por exemplo, caso
uma determinada meta esteja sendo atingida. Saiba mais sobre
o projeto em vídeo de divulgação feito pelos próprios integrantes da equipe.
Uma vitória na Imagine
Cup concretiza o desejo descrito pelo coordenador do projeto, Danilo Reis,
professor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati). O objetivo
da equipe equipe composta pelos estudantes Valdenir Sousa Severino, Jonathan
Nascimento Madeira (ambos da Engenharia de Computação) e Tiago Carvalho Miranda
(do curso de Audiovisual e Novas Mídias) é gerar uma startup e,
consequentemente, ampliar o projeto, que seria capaz de mapear o consumo de
energia pelos eletrodomésticos.
Uma informação vital para
as fabricantes, como afirma Danilo Reis. Ele conta que, na fase de comercialização,
o projeto seria open hardware, isso é, aberto para quem queira fazer
alterações.
O CodCad, dos estudantes
do Farias Brito, por sua vez, visa a “democratização do conhecimento da
programação”, como descreve um dos integrantes da equipe, o estudante João
Guilherme Madeira Araújo. O projeto surgiu ainda em 2016, quando João Guilherme
estava no 2º Ano no Ensino Médio e seus colegas, Rogério Aristida Guimarães
Júnior e Lucca Siaudzionis, no 3º Ano.
O site era uma expansão
de um projeto voltado para olimpíadas escolares em geral. O formato de blog
incomodava o trio, que passou então a ter dicas com o professor Thiago
Nepomuceno, da Faculdade Farias Brito (FFB).
Com a experiência do
professor, surgiu o novo formato, que continua com foco em Olimpíadas, mas as
da área de programação. Partindo do básico em programação, o site apresenta
vídeo-aulas divididas em etapas. No fim, um exercício para por em prática as
lições. A cada etapa avançada, o usuário ganha pontos, os XPs. Clique aqui e confira a plataforma.
Uma vitória na Imagine
Cup, conta João Guilherme, ajudaria nas propostas de expansão do site. Traduzir
para outras línguas, contratar profissionais para as vídeo-aulas, proporcionar
competições entre os usuário, dentre outros.
O vencedor da etapa
nacional representa o País entre 60 concorrentes na fase mundial, que ocorre em
Seattle, nos Estados Unidos. O grande vencedor leva 100 mil dólares em
financiamentos para o projeto. Além disso, recebe convite para a Microsoft Build
2018, conferência de desenvolvedores, e, mentoria particular de Satya Nadella,
CEO da Microsoft. Clique aqui e
confira os demais competidores da etapa nacional. A informação é do portal Ceará News.