O Google brasileiro publicou uma relação com as perguntas mais
frequentes que recebeu em 2017. Como só enumerou as questões, seguem as
respostas…
1 - O QUE É CARRO HÍBRIDO?
Tem dois motores, um a combustão, outro elétrico. Podem trabalhar
individual ou simultaneamente, de acordo com comandos computadorizados. Com a
bateria carregada, o carro roda eletricamente. Quando descarrega, o motor a
combustão é acionado. Se, durante a propulsão elétrica, o motorista exigir
muito do carro, entra também o motor a combustão. E vice-versa. A energia
gerada quando o veículo é freado se transforma em corrente elétrica para
recarregar as baterias. Se for do tipo plug-in, pode ser recarregado também na
tomada.
2. O QUE É CÂMBIO CVT?
Ao contrário de outros automáticos que oferecem um número fixo de
marchas, o CVT varia a relação continuamente (CVT é Continuous Variable
Transmission) através de duas polias antagônicas. Como se tivesse infinitas marchas.
Subindo uma ladeira, por exemplo, evita o impasse de a terceira marcha ser
fraca mas a segunda forte demais. O CVT sempre encontra a relação de marchas
mais adequada para cada situação.
3. O QUE É MOTOR AP?
O motor Alta Performance surgiu em 1985 e foi sucessor do motor MD do
Passat lançado no Brasil em 1973, primeiro refrigerado a água da VW do Brasil.
Tinha bloco de ferro e cabeçote de alumínio. Ele se diferenciava do anterior
pelas bielas mais longas para reduzir a vibração. Existiu em três cilindradas,
1.600, 1.800 e 2000 cm3 em carros da VW e Ford (Auto Latina)
4. O QUE É FREIO ABS?
Iniciais de Anti-lock Braking System (Sistema anti bloqueio do freio), é
um dispositivo eletrônico que percebe a tendência das rodas do automóvel de se
bloquearem quando o motorista aciona o freio com muita pressão. Para evitar que
as rodas se arrastem, o ABS interfere no circuito hidráulico do freio aliviando
e aumentando a pressão várias vezes por segundo. Além de reduzir o espaço de
frenagem, a ação do sistema permite também que o motorista mantenha o controle
da direção.
5. O QUE É MOTOR ASPIRADO?
Nele, a mistura ar/combustível é puxada (ou aspirada) para dentro dos
cilindros pela sucção dos pistões. No turbinado, a mistura é pressionada (ou
comprimida) para o interior dos cilindros, aumentando substancialmente sua
quantidade e a energia liberada no momento da combustão, incrementando a
potência e eficiência do motor.
6. O QUE É CÂMBIO DUALOGIC?
Nome da Fiat para seu câmbio automatizado, que funciona como um
automático mantendo porém todos os componentes da caixa manual. O acionamento
da embreagem e da alavanca de mudanças é computadorizado, eliminando a
interferência do motorista, como numa caixa automática tradicional.
7. O QUE É CARRO SUV?
São as iniciais de Sport-Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo),
veículo que tem carroceria semelhante à de uma perua (station-wagon), porém de
maior altura, permitindo superar trechos irregulares. Pode (ou não) ser
equipado com tração nas quatro rodas e reduzida.
8. O QUE É ARREFECIMENTO DO MOTOR?
O motor a combustão trabalha queimando combustível em elevadíssimas
temperaturas, o que gera calor a ser dissipado por um sistema de refrigeração.
Através de um líquido (água e aditivo) circulando por um radiador, ou ventilado
por um fluxo de ar gerado por um ventilador.
9. O QUE É TUCHO DO MOTOR?
Peça metálica, cilíndrica, localizada entre os balancins do eixo comando
de válvulas e as próprias válvulas, utilizada para sua regulagem e manter a
folga necessária para o funcionamento do sistema. O tucho pode ser mecânico ou
hidráulico, com óleo.
10. O QUE É CATALISADOR AUTOMOTIVO?
O conversor catalítico se localiza no escapamento do automóvel para
eliminar a nocividade dos gases de exaustão do motor emitidos pela combustão:
CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e Nox (óxido de nitrogênio).
Através de uma reação química com elementos nobres (paládio, molibdenio), são
transformados em gases neutros e não poluentes como o CO2, nitrogênio e vapor
de água.