Searching...
segunda-feira, abril 09, 2018

Prefeito de Ipaporanga é o novo presidente do Consórcio de Saúde de Crateús


O prefeito de Ipaporanga, Toinho Contábil (PT), foi eleito o novo presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Crateús (CPSMCR). O mandato é de dois anos.


A escolha foi polêmica, porque não participaram os prefeitos de Novo Oriente, Crateús, Ararendá, Independência, Quiterianópolis, Tamboril e Nova Russas. Esses sete municípios não concordaram que o Governo de Ceará tivesse direito a nove votos.

Eles agora ameaçam sair do Consórcio e prejudicar a população desses municípios na área da Saúde.

Entenda
Ao todo, o consórcio é formado por 11 municípios: Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril.

Crateús e Ipueiras têm direito a dois votos, por terem uma população superior a 35 mil habitantes. Com isso, por fim, existem 13 votos municipais.

O Governo do Ceará tem direito a nove votos — dois quintos dos participantes do Consórcio, regulamentado em resolução.

Em tempo
Com a saída dos sete municípios da votação, Toinho foi eleito novo presidente do Consórcio com 14 votos: Ipaporanga (1), Monsenhor Tabosa (1), Poranga (1), Ipueiras (2), Governo do Ceará (9). No Consórcio, os municípios arcam com 40% dos custos e o Governo com 60%.

A população dos municípios que fazem parte do CPSMCR são atendidas na Policlínica e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) em Crateús.