Searching...
terça-feira, setembro 04, 2018

ENCONTRO REÚNE ADOLESCENTES DO NUCA EM TIANGUÁ


No último sábado (18/08) aconteceu o I Ser Adolescente no Semiárido, uma realização do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). 180 adolescentes estudantes do Ensino Fundamental da Rede de Educação Pública Municipal participaram das atividades que foram realizadas no Centro de Educação Básica Prefeito João Nunes de Menezes (CEB), antigo Ginásio Municipal. São 19 escolas participantes.

Neste encontro o NUCA promoveu um diálogo com o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) com a finalidade de ampliar a participação de adolescentes nesta instância e garantir que suas decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.

O Núcleo visa organizar uma rede de pessoas para discutir questões importantes para o seu desenvolvimento. Além disso, implementa ações e leva suas reivindicações à gestão pública municipal. "A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam as suas vidas." - explica Cleidiane Pessoa, mobilizadora do NUCA e membro da Coordenação Municipal do Selo UNICEF.

A mobilizadora também explica que para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o UNICEF propõe nesta edição do Selo UNICEF um conjunto de oito desafios nos quais os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS) devem se engajar, que buscam contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente no município:

DESAFIO 1: Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo;
DESAFIO 2: Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade;
DESAFIO 3: Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola;
DESAFIO 4: Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet;
DESAFIO 5: Promover a educação para a cidadania democrática - #Partiu Mudar;
DESAFIO 6: Promover a inclusão escolar e a troca de saberes - Fora da escola não pode;
DESAFIO 7: Promover o direito à saúde sexual e reprodutiva;
DESAFIO 8: Promover práticas de enfrentamento ao racismo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá
(88) 3671-2888