Searching...
quinta-feira, julho 11, 2019

FESTA DO MUNGUNZÁ DOS ÍNDIOS KANINDÉS EM ARATUBA CONTA COM A PRESENÇA DE VICTERO BRUNO


A comunidade Indígena Kanindé de Aratuba realizou no último dia 06, na Aldeia Fernandes mais uma Festa do Mungunzá, a programação contou com o ritual sagrado o toré e participação da Aldeia Jenipapo, além da Escola de Lideranças e autoridades locais.

Um dos destaques da festa foi à presença de Bruno Victero, uma liderança jovem representante da saúde indígena e da própria juventude. Bruno é conhecido pela luta no resgate histórico da Juventude Kanindé e do Povo Karão em solo aratubense, além de contribuir significativamente na defesa das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Além do mungunzá feito do milho plantado nas terras indígenas, os participantes do evento degustaram várias iguarias pamonha, bolo de milho, milho cozido, canjica e o tradicional aluá.

Assim que a festa começou não demorou muito para que todos os presentes mergulhassem em um universo cultural no ritmo de danças tradicionais da comunidade.

“Além de reunir nosso povo para celebrar e agradecer pelo que a mãe terra tem nos dados, essa festa tem fortalecido nossa cultura”, disse Victero. 

Quem também foi prestigiar o evento e conferir de perto foi o líder comunitário Joerly Vitor. “Parabéns ao povo KANINDÉ DE ARATUBA pela festa do mugunzá realizada na manhã deste sábado, 06/07 na aldeia Fernandes. Obrigado pelo convite e pela receptividade de sempre”, escreveu Joerly em uma rede social.